Ando com uma preguiiiiça de futilidade.

Hoje vazou na net o novo clipe de M.I.A. e seguindo a linha papper planes, foi um clipe extremamente político.Já foi tirado do youtube (claro).

Estou tentando postar o link do vimeo, mas se não der, vai aqui no método lusitano mesmo ó:

Eu li lá no papel pop, um blog bem adolescente, de uma bixinha bem clichê, mas que não deixa de ser divertidinho. Acho engraçado o quanto ele toma cuidado pra não ofender em certos posts, tipo ao inves de chamar a Mariah de obesa ele fala que ela parece um muppet. Acho que ok, afinal, ele deve ter N acessos por dias e desses acessos 95% devem ser adolescentes ou o tal dos “twins” e não acharia legal se ele pregasse o preconceito da maneira que fosse.
Mas ao mesmo tempo me decepcionou. No post que trazia o link do clip o texto foi o seguinte:

“Ela odeia a Lady GaGa, mas também adora causar… A cantora do Sri Lanka, M.I.A., acaba de lançar um vídeo polêmico para o seu single “Born Free”. Aqui em negrito sou eu comentando. Não acho que ela tenha pretensões de causar para aparecer mais que a Lady GaGa, ou até mesmo para se autopromover. Acho que tem a ver com uma questão social de uma Sri Lankar que foi criada em East London e que sem dúvida tem um repertório muito maior que o da Lady GaGa. E eu adoro a Lady Gaga, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.
O clipe é cheio de violência, cenas de nudez e mostra o exército dos EUA arrombando casas, batendo em civis e os fazendo de reféns.
Tem uma cena final totalmente violenta que mostra um corpo explodindo ao passar por uma bomba.
Uau, hein, M.I.A.! Quem te viu toda coloridinha saltitante ontem, quem te vê toda engajadinha hoje…
Eu preferia a palhaçada pretensiosa do passado.” Pronto, essas duas ultimas frases acabaram comigo. Não sou do tipo que posto comentários haters (aliás, qse nunca comento) e odeio bullying, tanto que assinei meu comentário com o link da minha página, pq acho que quando vc tem argumento vc deve dar a cara pra bater tmbm. Mas fiz questão de escrever pra ele:

Eu adoro seu blog, mas as vzs me incomoda um pouco o excesso de superficialidade. Querendo ou não vc é um comunicador que lida direto com adolescentes, e todo mundo sabe que um dos motivos pro mundo estar essa porcaria é pq a juventude não se preocupa com questões de cunho político.
Só a juventude é capaz de mudar e acho mto dificil que eles consigam ver as coisas com outros olhos se um dos seus “ícones” acaba um post sobre um vídeo extremamente político e carregado de metáforas politico/economicas (caso vc ñ tenha percebido, nós, os BRICs somos parte desse grupinho ruivo) dizendo:
“Uau, hein, M.I.A.! Quem te viu toda coloridinha saltitante ontem, quem te vê toda engajadinha hoje…
Eu preferia a palhaçada pretensiosa do passado.”

Realmente, que esperança dá pra gente ter na sociedade que se preocupa com as roupinhas coloridinhas do passado enquanto o mundo tá pegando fogo por aí? Fica muito difícil.

11 Respostas so far »

  1. 1

    jucasemiro said,

    ARREPIEI
    quando vi esse vídeo ontem me deu um nó. 2 vezes.
    o primeiro, pq é foda. o segundo, pq é uma pena que nem todo mundo possa entender…

    adorei seu comment phelipe cruz… não é à toa que o blog dele chama papel POP.

    • 2

      theblondegyptian said,

      é verdade amô, é uma pena ainda maior que pessoas instruídas não possam entender, mas enfim…acho que é mais facil usar blindfolds.

  2. 3

    Marta said,

    AMO seu blog, e amei especialmente esse post…
    Bjssss

  3. 5

    carol said,

    infelizmente a violência urbana já está tão comum que ngm se choca, basta uma artista (eu super respeito a história da MIA, ela nunca foi só uma artista colorida) botar um monte de gnt explodindo pra td mundo fazer cara de conteudo! Mas tb é relevante mostrar a bandeira americana estampada nos uniformes dos sádicos, pq é exatamente isso q os “países ricos, vulgo primeiro mundo” fazem com o resto do mundo!

    • 6

      theblondegyptian said,

      é verdady amô, o povo faz a maior cara de conteúdo mas não olha pra além do seu umbigo…
      Já temos pauta pra nosso proximo buteco!!!

  4. 7

    isa said,

    oi cris!

    É a primeira vez que visito seu blog e gostei muito!
    Ë interessante ouvir diferentes interpretações do vídeo da M.I.A… Achei legal vc olhar para o grupo dos ruivos como os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

    Sou formada em relações internacionais e minha monografia foi sobre o genocídio de Ruanda. Talvez, por minha visão “viciada”, interpretei o vídeo como um crítica à indiferença dos países desenvolvidos em relação à todos os genocídios e conflitos étnicos/religiosos que já ocorreram e ocorrem em países subdesenvolvidos (especialmente failed states).

    Em que sentido você vê os países “ricos” exterminando o BRICs? BRICs é exatamente o termo dado aos 4 países em ascensão. Fiquei curiosa, por achei muito interessante seu comentário. =)

    bjim

    • 8

      theblondegyptian said,

      Oi Isa,
      a verdade é que esse clipe pode ser interpretado de N maneiras diferentes.E acho que a sua visão faz sentido e pode se encaixar na interpretação.Acho tmbm que por carregarem a bandeira dos EUA estampada no ombro podemos afunilar um pouco o leque e assim fica mais facil fazer um paralelo, pq senão a coisa pode desandar a ponto de fazermos comparações com o Holocausto e assim por diante, logo acho que a bandeira americana foi mais pra demarcar a linha de raciocínio. Ao mesmo tempo acho que os EUA está reprensentado no clipe como uma figura imperialista que “força” as outras nações a fazerem aquilo que eles desejam. Seja pela guerra, seja pela maneira que manipulam o BIRD e o FMI ou seja pela manipulação da imagem na mídia massificando as pessoas, ou seja, por toda a pretensão americana.
      Eu prontamente fiz a conecção com os BRICs pq logo pensei na história de vida da MIA. Apesar de ser do Sri Lanka e o país ser independente, a sua independencia veio tarde e ela conviveu, e convive em Londres no meio de indianos, pakis e Bangladeshis ou seja, ela está diretamente inserida na questão dos países em desenvolvimento. Eu não sou uma teórica, ou muito menos uma estudante de RI na verdade sou formada em moda então não tenho embasamento teórico nenhum pra falar o que estou falando a não ser meu repertório pessoal, de coisas que aprendi, aprendo, estudo, e da bagagem que a vida me faz carregar.
      Mas de qualquer maneira crescemos com a idéia de que os EUA, no geral, sempre tentam tirar alguma vantagem sobre os outros países, vide as inúmeras guerras que são causadas única e exclusivamente por questões de cunho político/financeiro.
      Claro que é um pouco dificil atribuir isso só aos EUA. Nós mesmos com a nossa colonização, capitanias hereditarias e etc podemos nos inserir novamente nesse contexto, mas aí volta a questão de colocar os EUA como o grande tirano universal e aí novamente afunilar a questão.
      Acho que eu comecei a pensar em tantas coisas ao mesmo tempo que até eu me confundi aqui, mas espero que vc tenha entendido o que estou tentando dizer com meu comentário…

      Bjos

  5. 9

    isa said,

    oi Cris!!!

    Muito obrigada por responder!!!! Amei sua interpretação, e acho ótimo ler comentários assim, inteligentes!! Sua abordagem faz mais sentido que a minha! Como disse, tenho uma visão viciada em genocídios.. haha..

    Enfim, adoro visitar blogs que abrangem diferentes assuntos e fiquei muito interessada na sua visão. Adorei seu blog!!! =)

    bjim

    • 10

      theblondegyptian said,

      Oi Isa,
      achei otimo seu comentário e é legal essa coisa de podermos trocar informações e visões diferentes sobre assuntos diversos…
      Fico feliz que tenha gostado do blog! :]

      Beijos

      • 11

        theblondegyptian said,

        Ahhh e super te entendo nessa questao de viciar num ponto, qdo me formeu meu tcc foi sobre a tortura no periodo da ditadura militar, li tanto e estudei tanto sobre o assunto que tudo pra mim era reflexo disso…mas como fazem 5 anos acho que ja passou um pouco haha
        Mas continuo achando que mto do que ocorre hj em dia eh reflexo mesmo do periodo, mas nao fico mais batendo na msm tecla o tempo todo…acho q meus amigos cansaram tmbm de ouvir sobre o assunto! hahaha


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe um comentário

