Malcom was a punk rocker.

Talvez vc não saiba quem é Malcom McLaren, mas sem dúvida vc sabe quem é Malcom McLaren.
Se alguma vez na sua vida vc ouviu Sex Pistols, ou The NY Dolls. Se alguma vez você resolver procurar a história de vida de Vivienne e ficou encantado com a Let it Rock, que depois virou Too Fast to Live Too Young to Die e que depois virou SEX, você sem dúvida ouviu falar de Malcom McLaren.
Eu ouvi falar dele muito cedo. Na minha adolescencia resolvi “ser punk”. Li e reli todos os livros sobre a história do punk rock no Brasil e no mundo, e acho que foi por isso que me apaixonei pela Vivienne de cara. Foi a primeira estilista que eu realmente me apaixonei.
Olhando de fora, é um pouco superficial os Sex Pistols terem sido criados, não é nada punk, mas ao mesmo tempo é.
Eles foram produto dos ouvidos aguçados do Malcom McLaren, então marido de Viviene. O britânico estudou artes na Central Saint Martins e na Goldsmiths College.
Apesar de ser empresário, ele flutuou por entre inúmeros meios artisticos e participou de inúmeras revoluções músicais. E inclusive se lançou no mundo da musica. Começando na década de 80 e até o ano passado pode realizar seu último album.
Faleceu de câncer em NY. Seu corpo está sendo levado ao Reino Unido. Será enterrado no Highgate em Londres, o mesmo que está enterrado Karl Marx. Pra quem gosta de fazer roteiros mórbidos quando vai viajar, não deixe de visitar o Highgate, é tão importante quanto o Pere Lachaise de Paris.
Enfim, como diz o Fe, um amigo meu, shuffle is on. Não dá pra imaginar qual será a proxima celebridade que se vai.

Dois livros que eu acho que deveriam ser leitura obrigatória pra qualquer pessoa que goste de cultura pop, sexo, drogas e rock and roll, Mate-me por favor. São dialogos do punk e do pré punk. Parece que vc tá ali com eles. E Punk- Anarquia Planetaria e a Cena Brasileira. (foi meu livro de cabeceira na adolescencia. E mesmo sem internet o Punk Rock nacional foi muito significativo no exterior).
Vale a leitura.

Deixe um comentário

