Por isso me recusei a assistir Caminho Das Indias!

Essa semana descobri esse documentario chamado Olhar Estrangeiro, na epoca que ele foi lançado eu morava em Londres, então nao vi repercursão nenhuma sobre esse excelente documentário concebido por Lucia Murat.

Ela procura aqueles que construiram esse personagem chamado Brasil. Achei fantástico. Se eu fosse a diretora iria ainda um pouco mais afundo e tentaria entender pq nós, brasileiros, realmente nos apropriamos dos cliches impostos sobre quem somos, ou o q somos e passamos a acreditar nisso, colocamos a mão no joelho e damos uma abaixadinha. Quem sabe num proximo documentario?

De qualquer maneira foi por isso que nao assisti caminho das indias. Tenho amigos indianos, que amo de paixão e eles são exatamente assim, como eu e você. Nada é diferente. Eles se vestem como nós, bebem como a gente, são tão party animals como a gente (tlvz nao tanto como brasileiros, cansei de ouvir isso na gringa, ngm eh party animal como a gnt). Que seja, vivem assim como qq jovem de qq lugar do mundo vive. Claro que existe miséria e toda aquela coisa, aqui tmbm existe, e nem precisa ir assim tão longe.

Logo acho q estigmar um povo e sua cultura é extremamente errado, a não ser que vc faça parte dessa cultura. Entendo que os filmes de Bollywood tenham as mesmas caracteristicas que a novela apresentava, mas esses filmes são feitos por uma industria gigante que busca como target os imigrantes indianos que se expalharam pelo mundo, especialmente pelo UK e USA, e que por sentirem falta de casa, se agarram nesses filmes, assim como brasileiro que vai morar fora e quer tomar caipirinha, comer feijoada e sambar. Não to aqui p julgar o que acho certo ou errado, mas ao menos tem algum sentido.

Vale a pena assisitir esse documentario.

Ficadica!

Deixe um comentário

